
Sampaoli no Fluminense? Técnico está disposto a ouvir o Flu
Com a demissão de Mano Menezes, a temporada de especulações sobre o futuro técnico do Fluminense está aberta. O Tricolor tem pela frente o Brasileirão, a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil e a Copa do Mundo de Clubes, grande atrativo no mercado. De acordo com o portal Lance!, o argentino Jorge Sampaoli demonstrou interesse em ouvir uma proposta do Flu. A princípio, não houve nenhum contato pelo treinador.
Situação atual do Fluminense
Apesar do interesse da diretoria em contratar um novo treinador até o jogo contra o Bragantino (no dia 6/4), noticiado por Aline Nastari, da TNT, o Flu já traçou o planejamento visando a estreia na Sulamericana. O Tricolor estreia nesta terça-feira, 1, contra o Once Caldas-COL em Manizales, e o auxiliar Marcão irá comandar a equipe.
Não é segredo para ninguém a resistência interna que o clube possui com técnicos estrangeiros, mas o jornalista Paulo Vinicius Coelho informou que isso pode mudar. Embora tenha Dorival Júnior e Renato Gaúcho como favoritos, conforme informado pelo jornalista Victor Lessa e confirmado pela Central Fluminense, a diretoria não descarta trazer um “gringo”.
Além de Jorge Sampaoli, o italiano Walter Mazzarri foi oferecido ao Flu.
A carreira de Sampaoli
O primeiro trabalho de maior peso na carreira de Jorge Sampaoli foi no Emelec-EQU, em 2010, antes de chegar à Universidad de Chile. Por “La U”, se destacou durante dois anos, quando, por exemplo, conquistou a Copa Sulamericana de 2011. O destaque fez com que ele se tornasse treinador da Seleção Chilena, onde conquistou a primeira Copa América da história do país. Em 2016, assumiu o Sevilla-ESP, onde treinou – e teve problemas com – Paulo Henrique Ganso. Após a passagem pela Espanha, voltou ao futebol de seleções a fim de treinar a Argentina. Pelos “hermanos”, disputou a Copa do Mundo de 2018 e, em 2019, teve seu primeiro trabalho no Brasil.
Quer a sua marca alcançando milhares de pessoas diariamente? Anuncie na Central! Entre em contato conosco através do e-mail contato.centralfluminense@gmail.com ou via whatsapp em https://wa.me/5521996743604
Passagem pelo Brasil
Com muito prestígio devido aos trabalhos em La U e no Chile, Sampaoli chegou ao Brasil para assumir o Santos. Mesmo assinando por dois anos, pediu demissão ao fim de 2019 por desentendimentos com o Presidente José Carlos Peres. Apesar disso, o desempenho do alvinegro praiano na temporada foi muito positivo, tendo sido vice-campeão brasileiro, com 74 pontos. Posteriormente, assinou com o Atlético Mineiro, onde também realizou um bom trabalho, terminando o Brasileirão em 3º lugar e conquistando o campeonato mineiro.
Sampaoli teve uma passagem sem brilho pelo Olympique de Marseille-FRA e retornou ao Sevilla em outubro de 2022. O novo trabalho na Espanha foi um fracasso e o treinador foi demitido em março de 2023. Em abril, foi contratado pelo Flamengo, onde acumulou polêmicas. Arturo Vidal, seu antigo jogador na Seleção Chilena, deixou o clube falando mal do técnico. Pedro, atacante da equipe, foi agredido por seu preparador físico, Pablo Fernández. Foi demitido após a final da Copa do Brasil, quando o São Paulo foi campeão sobre o rubro-negro.
Depois de deixar o Flamengo, Sampaoli ficou mais de um ano sem treinar, até que assumiu o Rennes-FRA, em novembro de 2024. Por lá, o trabalho também foi péssimo, com apenas 3 vitórias em 10 jogos. A diretoria do clube francês demitiu o técnico no fim de janeiro de 2025. Desde então, está sem clube.
Polêmicas podem afastá-lo do Fluminense
Oss problemas de gestão de grupo, recorrentes na carreira e escancarados durante a passagem no Flamengo, bem como a postura de Jorge Sampaoli podem impedir que ele seja contratado pelo Fluminense.
“Mais reforços”
Durante suas passagens por Santos e Atlético Mineiro, Sampaoli sempre reclamou publicamente da ausência de reforços contratados pela diretoria. Inegavelmente, o treinador precisaria se contentar com janelas de transferências sem grande quantidade de contratações caso assinasse com o Fluminense.
📲Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP 👉 https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33
Sampaoli x Ganso
Atualmente, Paulo Henrique Ganso, que se recupera de problemas de saúde, é um dos principais jogadores da equipe, além de figura muito querida pelos torcedores. Anteriormente, o 10 tricolor teve problemas com o treinador argentino durante a passagem pelo Sevilla.
A relação de ambos começou de uma maneira positiva, sendo o próprio treinador quem solicitou a contratação do meia. No entanto, o Maestro recebeu poucas oportunidades e ficou na bronca. Ao chegar no Fluminense, em 2019, PH Ganso falou sobre os atritos com Sampaoli:
– Muitas coisas, nem dentro de campo, que influenciaram para que eu jogasse pouco, mas fora de campo. Alguns problemas que não vale a pena citar aqui. Quando joguei, fiz bem o meu papel, com gols e assistências. E do nada acabei ficando de fora. Mas não posso falar isso para vocês abertamente, mas eu sei o que aconteceu. Agora ficou para trás. Agora é desfrutar muito desse momento novo.
Alto salário
O portal Lance! lembra que Jorge Sampaoli, na sua época de Flamengo, tinha um salário na casa dos 2 milhões de reais mensais, algo completamente fora da realidade tricolor. Contudo, por estar em baixa no mercado, o Flu poderia negociar cifras mais acessíveis.
Publicar comentário