Fluminense acerta empréstimo de João Neto

João Neto, atacante do FLUMINENSE

Fluminense acertou o empréstimo do atacante João Neto, de 21 anos, para o Portimonense-POR. Atleta irá assinar um vínculo até julho de 2026.

Portimonense contrata jovem tricolor

João Neto foi titular nas duas primeiras partidas do Campeonato Carioca de 2025, quando o Fluminense enviou uma equipe alternativa à campo, mas não está no planejamento tricolor para o restante da temporada. Tanto a diretoria Tricolor quanto o staff do atleta viam com bons olhos um empréstimo. O jogador recebeu sondagens de equipes brasileiras, porém o Portimonense-POR levou a melhor e fechou a contratação. O atleta viaja na tarde desse sábado (25) para realizar exames médicos e assinar o vínculo.

📲Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP 👉 https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33

Trajetória no Fluminense

João Neto tem 21 anos e nasceu em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Chegou ao Fluminense em 2015, para a equipe sub-12, após ser artilheiro em uma competição no interior de São Paulo.

— Cheguei, estava disputando uma competição em Rancharia, Assis, em São Paulo. Na escolinha da minha cidade. Ligaram pro meu procurador para jogar essa competição. Fui artilheiro, tinha um observador do Fluminense. Me chamaram para fazer uma avaliação no sub-12. Fiquei duas semanas e fui aprovado

Seu principal momento nas categorias de base do Tricolor foi em 2021, quando integrou a equipe sub-17 conhecida como “Geração dos Sonhos”, que foi campeã brasileira e vice campeã da Copa do Brasil da categoria. O destaque, inclusive, o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. No entanto, sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo no fim do mesmo ano. João Neto passou por duas cirurgias no local, o que atrasou sua subida aos profissionais. O atacante se recuperou da lesão e voltou a atuar no final de 2022. Na temporada de 2023, fez 34 jogos pelo sub-20 tricolor, marcando 10 gols.

O Fluminense, assim como fez em 2025, escalou uma equipe alternativa nos primeiros jogos do Cariocão de 2024, e João Neto foi titular, formando ataque com Isaac (hoje no Athletico-PR) e Lelê. O atacante atuou em 5 jogos e marcou 2 gols. Seu desempenho no Estadual rendeu uma oportunidade de ser emprestado ao CRB para atuar na Série B. Por lá, não conseguiu se firmar como titular da equipe que tinha o veterano Anselmo Ramon como soberano na posição. Retornou ao Tricolor no fim de agosto, a pedido do clube, para integrar o projeto do Sub-23. Em Alagoas, fez 24 jogos, marcando três gols, incluindo dois na final da Copa do Nordeste.

O centroavante ganhou oportunidades nas duas primeiras partidas do Cariocão de 2025, uma vez que Lelê ainda estava se recuperando de uma grave lesão no joelho. João Neto, fora dos planos do Tricolor, ruma ao futebol português em busca de minutagem para seguir evoluindo na carreira.

A concorrência no Fluminense

A concorrência na posição de centroavante no Fluminense foi um dos principais fatores que levaram o jovem a acertar a ida por empréstimo para o Portimonense. O Tricolor conta com o ídolo Germán Cano, o jovem Kauã Elias, Lelê e ainda tenta a contratação de Rony, do Palmeiras, que também pode atuar no setor.

Publicar comentário