
O Fluminense e a Mística dos Anos Terminados em 5
Uma coincidência que virou tradição?
Desde 1975, o Fluminense sempre se sagrou campeão quando chegou à finais em anos terminados em 5. Será apenas coincidência ou uma tradição tricolor? Em 2025, o clube novamente disputa o título estadual e busca manter essa escrita.
1975 – A Máquina Tricolor
No início da década de 1970, o Fluminense demonstrava que aquela seria a sua década. Mas foi em 1975 que aquele time virou a Máquina Tricolor. O time participou do triangular final após vencer a Taça Guanabara sobre o América. Comandado pelo craque Rivellino, goleou o Vasco por 4 a 1 e, mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Botafogo, sagrou-se campeão carioca de 1975.
A escalação do jogo do título contava com: Félix; Toninho, Silveira, Assis, Marco Antônio; Zé Mário, Pintinho, Rivellino; Cafuringa, Manfrini e Paulo César Caju. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

1985 – A Consagração da Geração de Ouro
Após ser bicampeão brasileiro em 1984, o Fluminense manteve sua hegemonia no Rio. Em um triangular final com Bangu e Flamengo, o Tricolor segurou um empate contra o rival rubro-negro e, posteriormente, venceu de virada o Bangu numa partida disputada. Assim, garantiu o terceiro e último tricampeonato estadual.
O time daquele ano, comandado por Nelsinho, foi formado por: Paulo Victor, Aldo, Vica, Ricardo Gomes e Branco, Jandir, Deley, Romerito e Assis; Washington e Tato.

1995 – Aquele Fla x Flu…
Após a conquista de 1985, o Fluminense enfrentava um jejum de 10 anos sem títulos estaduais. O Flamengo, por sua vez, estava em seu ano de centenário e era apontado como favorito ao título. Além disso, era impulsionado por contratações de peso, como a de Romário, recém consagrado campeão do mundo com a Seleção Brasileira.
Ao longo daquela edição do Carioca, os rivais já haviam se enfrentado três vezes, com o Tricolor superando as expectativas: venceu duas partidas e empatou outra. Na grande decisão, mais uma vez o Time de Guerreiros levou a melhor, vencendo por 3 a 2. O título ficou marcado pelo lendário Gol de Barriga, eternizado por Renato Gaúcho, embora registrado na súmula como de Aílton. O Fluminense nesse dia foi a campo com: Wellerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Leonardo. Técnico: Joel Santana

2005 – O Golaço de Antônio Carlos
O Fluminense conquistou o Carioca de 2005 com uma virada emocionante, coroando uma campanha de altos e baixos. Após um desempenho ruim na Taça Guanabara (5 pontos em 15), o time brilhou na Taça Rio, com goleadas sobre América, Botafogo e Flamengo com 4 a 1 na final.
Na semifinal, empatou em 1 a 1 com o Vasco e venceu nos pênaltis. Na decisão, enfrentou o Volta Redonda. No primeiro jogo, abriu 2 a 0, sofreu a virada para 4 a 2, mas Tuta diminuiu no fim (4×3). No jogo final, saiu atrás, mas virou para 3 a 1, com gol nos acréscimos do zagueiro Antônio Carlos que garantiu o título diante de 70 mil torcedores. O tricolor entrou em campo com: Kléber, Gabriel, Antônio Carlos, Fabiano Eller e Juan; Marcão, Arouca, Diego e Juninho; Leandro e Tuta. Técnico: Abel Braga

2025 – Pode acontecer de novo?
O Fluminense chega a final do campeonato carioca com um time embalado com 9 jogos de invencibilidade e a mística dos anos terminados em 5 ao seu lado. Será que a escrita será mantida? Flamengo e Fluminense disputam o primeiro jogo da final na próxima quarta-feira, dia 12, às 21h30 no Maracanã.
📲Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP 👉 https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33
Publicar comentário