
Nome de Renato Gaúcho ganha força para treinar o Fluminense
Em meio a uma semana bem turbulenta, o Fluminense escolheu o argentino Gabriel Milito como primeira movimentação em busca de um treinador. Contudo, ainda nesta quarta-feira, o argentino recusou a proposta do Fluminense, utilizando algumas justificativas como o calendário apertado, escassez de tempo para treinamento e, não menos importante, questões familiares. Com isso, o nome de Renato Gaúcho retorna às bocas.
Situação atual do mercado
Além das informação advindas de César Luis Merlo e da ESPN sobre a recusa do argentino, o ex-treinador da seleção brasileira Dorival Júnior também interessa ao clube, mas os valores colocados na mesa assustaram a equipe tricolor.
Nesse momento, o Fluminense busca se reposicionar no mercado, visto que, dos nomes desejados até então, três deles atualmente estão fora dos planos, contando com Odair Hellmann, que ainda possui pendências com o clube árabe Al-Raed.
Tudo isso leva o clube a nomes estrangeiros que, no caso, dessa vez não estão descartados e um nome já conhecido como o do Renato.
Informações sobre o treinador
Renato Gaúcho está sem clube desde que saiu do Grêmio no final do ano. Alegando necessitar de um período para “descansar a cabeça”, o treinador optou por não aceitar nenhum trabalho ao longo desses 5 meses distantes do gramado.
Nesse meio tempo, e por causa deste motivo, Renato não fechou com Cruzeiro e Vasco, permanecendo sem clube, mas sem interesse em voltar ao futebol.
À ESPN, recentemente, o treinador revelou estar “no mercado” novamente, após toda especulação da torcida ao redor do mesmo.
Em sua última passagem pelo Grêmio, Renato comandou o clube por pouco mais de 2 anos, sendo campeão do estadual nas duas oportunidades e vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2023. Nesse período, foram 137 jogos, com 70 vitórias, 27 empates e 40 derrotas.
Apesar dos números bastante positivos no geral, na temporada de 2024 não houve o mesmo. O Grêmio brigou para não cair por muito tempo no campeonato, fazendo com que o clube de Porto Alegre não renovasse seu contrato.
Características e estilo de jogo
Renato é responsável por implementar um futebol ofensivo e propositivo por onde passa. É adepto das formações mais “padrões”, como a 4-3-3 e 4-2-3-1.
Seu estilo de jogo necessita de laterais rápidos, que apoiam os atacantes de lado e possuam boa capacidade, seja de finalização quanto de cruzamento.
O treinador também gosta de ter à disposição meias armadores que possam receber, pensar e distribuir bem o jogo para os lados do campo.
No elenco atual do Fluminense existem jogadores que já foram comandados pelo treinador, como os zagueiros Thiago Silva e Thiago Santos, além do Marcão, assistente técnico fixo do clube. O fator familiaridade pode ser importante, principalmente no caso do camisa 3, o qual é o principal nome do time.
1 comentário