Hércules, do Fluminense, abandou o Santos por saudade de casa

Hércules, volante do Fluminense

O volante Hércules, herói do Fluminense em duas partidas na Copa do Mundo de Clubes, já passou pelas categorias de base do Santos, mas não suportou a saudade de casa.

Hércules está fazendo história no Mundial. O volante chegou ao Fluminense no início da temporada, vindo do Fortaleza, e teve um começo marcado por altos e baixos. No entanto, durante o Mundial, consolidou-se como uma peça-chave no time tricolor.

Natural do Piauí, foi titular nas três partidas da fase de grupos e teve atuações de destaque. No mata-mata, o técnico Renato optou por deixá-lo no banco de reservas nas duas partidas, mas isso não impediu que Hércules brilhasse. O jovem entrou no segundo tempo dos confrontos contra a Inter de Milão e o Al-Hilal e marcou gols em ambos os jogos.

Hércules no Santos

Dentro do clube, Hércules é visto como uma pessoa muito humilde e com forte ligação à família. E no passado, essa ligação com a família já foi motivo do jovem ‘abandonar’ o Santos. Aos 17 anos, o volante estava morando em Santos, lutando pelo sonho de se tornar jogador, e foi levado para realizar testes nas categorias de base do clube da Vila Belmiro.

Na época, muitos chamavam Hércules de “Ramires”, por ser franzino e ter boa chegada ao ataque, assim como o ex-volante da seleção brasileira. Após uma semana de treinos, os profissionais do Santos identificaram grande potencial em Hércules e ficaram bastante impressionados. Ele seria aprovado para permanecer no clube em definitivo, mas acabou faltando a um treino.

Hércules em sua breve passagem pelo Santos (Foto: arquivo pessoal)

O treinador da base santista, então, entrou em contato com Jefferson Daniel e Marcos, responsáveis por Hércules enquanto ele morava no litoral paulista. Ao ligar para o jovem, Jefferson descobriu que ele já havia “fugido” por conta própria. Estava em Minas Gerais, a caminho do Piauí, movido pela saudade da família.

— Os profissionais do Santos me ligaram perguntando o que tinha acontecido com ele. Eu e Marcos, que é primo do Hércules, cuidávamos dele na época. E a gente não estava sabendo de nada. Fiquei ligando para o Hércules. Quando ele atendeu, só disse que já estava passando por Minas e indo embora para o Piauí para matar a saudade da família — contou Jefferson.

Apesar do episódio, a carreira de Hércules seguiu em frente. Determinado a realizar o sonho de se tornar jogador profissional, anos depois ele se destacou pelo Atlético Cearense e, em seguida, foi emprestado ao Fortaleza, onde sua trajetória deslanchou.

Fluminense no Mundial

O Tricolor enfrenta o Chelsea pela semifinal da Copa do Mundo de Clubes na próxima terça-feira, às 16h. A partida terá transmissão da Globo, SporTV e CazéTV.

Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP  https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33