Com reforços conhecidos, FLUMINENSE encara novo desafio
Alvo de muita polêmica entre 2020 e 2021, a categoria sub 23 do Fluminense foi extinta quando a CBF optou por descontinuar o Brasileirão da categoria. Em 2024, no entanto, a entidade cedeu a apelo de clubes como o próprio tricolor e retornou com a competição; com isso, a categoria foi reativada.
O torneio
Com o nome oficial de Brasileirão de Aspirantes, a competição permite a inscrição de jogadores de até 23 anos, ou seja, nascidos em 2001. Na edição de 2024, o torneio é composto por 16 equipes divididas em 2 grupos de 8 times: o Fluminense está no grupo A, ao lado de Atlético-MG, Botafogo, CRB, Fortaleza, Sport, Vasco e Vitória; no grupo B, participam: Criciúma, Cuiabá, Goiás, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos e Vila Nova.
Em cada grupo, passam os quatro melhores e se realizam as quartas de final com 8 equipes. Devido à baixa adesão de clubes, não há rebaixamento previsto.
📲Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP 👉 https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33
Reforços conhecidos
Na estreia do torneio, o Fluminense enfrentou o CRB no Estádio Marcelo Vieira em Xerém e os gols foram marcados por dois nomes muito conhecidos da torcida tricolor: João Neto, que esteve emprestado no próprio CRB, e Isaac, que figura com frequência nos profissionais.
Outros nomes muito conhecidos da equipe principal que participaram dessa estreia e reforçam o sub-23 foram o lateral direito Lucas Justen, o zagueiro Felipe Andrade – que inclusive foi o capitão da equipe -, e o lateral esquerdo Esquerdinha.
Vale lembrar que o planejamento do Fluminense era ter Arthur como o camisa 10 dessa equipe, em vez do lateral esquerdo Rafael Monteiro improvisado, mas o Tricolor acertou a venda de 50% dos direitos do meia para o Wydad Casablanca, do Marrocos, por 1,5 milhões de dólares (cerca de 8 milhões de reais).
Próximo desafio
O Fluminense, lidera o Grupo A após vencer o CRB, vai até a Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife, encarar o Sport na segunda rodada da competição nesta quarta-feira às 15h. O Leão, por sua vez, começou o torneio empatando fora de casa em 1×1 com o Fortaleza.
Lista de relacionados:
O técnico Rômulo Rodríguez relacionou para a partida os seguintes atletas:
Goleiros: Gustavo Ramalho e Kevyn
Laterais: Lucas Justen, Leo Jance, Miguel Sampaio e Rafael Monteiro
Zagueiros: Caio Amaral, Davi Schuindt e Felipe Andrade
Meias: Fabinho, Freitas, Henrique Rocha, Luis Fernando, Natan e Pedro Rocha
Atacantes: Isaac, Isac Martins, João Lourenço, João Neto e Marlon Ignácio
A terceira rodada reserva um clássico para o Tricolor: no dia 9/10, no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, o Fluminense enfrenta o Vasco da Gama às 15h.
Em busca do título inédito
Apesar de, nas palavras do Presidente Mário Bittencourt, ser o clube que mais defende o torneio de aspirantes no Brasil, o Fluminense ainda não se sagrou campeão da competição. Disputado entre 2017 e 2022, o torneio teve Internacional (2017 e 2019), São Paulo (2018), Ceará (2020), Grêmio (2021) e Cuiabá (2022) como campeões.
“… os jogadores do 17 suplantam os jogadores do 20. Esse é o motivo pelo qual o Fluminense é o clube que mais defende o sub 23 no Brasil, porque é a maneira que a gente tem de fazer a retenção” – Mário Bittencourt, em coletiva no CT Carlos Castilho no dia 1/10/24
Publicar comentário