Substituto de Fábio fará seu segundo jogo na história do Brasileirão

Com Fábio suspenso contra o Internacional pelo terceiro cartão amarelo, recebido contra o Grêmio, Vitor Eudes desponta como provável substituto para a partida. Aos 26 anos, o goleiro mineiro fará, caso seja titular, seu segundo jogo na história do Brasileirão.

Chegada ao Flu

Com Fábio dominante no gol desde que chegara, no começo de 2022, o antigo titular Marcos Felipe perdeu espaço e acabou emprestado para o Bahia, que acabou o adquirindo em definitivo ao fim de 2023. Com isso, surgiu a necessidade de uma contratação para o gol tricolor. Assim chegou, causando surpresa na torcida, Vitor Eudes. Então com 24 anos, o goleiro chegava ao tricolor após uma passagem sem destaque pelo Marítimo, de Portugal, onde atuou somente na Equipe B e no Sub 23.

Formado nas categorias de base do Cruzeiro, o goleiro era conhecido de Fábio, prestigiado no Fluminense, que aprovou a sua contratação. Conhecido por ser pegador de pênaltis, o goleiro se destacou após defender três cobranças na final do Brasileirão sub-20 de 2017, dando o título ao Cruzeiro. Naquela altura, assinou contrato até o fim de 2025, que perdura até hoje.

Trajetória no Fluminense

Por mais que tenha chegado ao Tricolor com status de substituto de Marcos Felipe e, portanto, o reserva imediato para Fábio, ao longo de 2023 Vitor Eudes ficou com o cargo de terceiro goleiro no Fluminense. Pedro Rangel, cria da base tricolor, era o encarregado de ir ao banco de reservas nas partidas e, em 5 oportunidades, foi o titular do Flu, incluindo as ocasiões onde o técnico Fernando Diniz enviou uma equipe 100% reserva, como na vitória por 1×0 contra o Nova Iguaçu e no empate em 1×1 contra o Boavista, ambos no Cariocão. Vitor Eudes, por sua vez, teve apenas uma partida pelo Flu em toda a temporada: a derrota por 1×0 contra o Bahia em Salvador, no segundo turno do Brasileirão.

Em 2024, no entanto, Pedro Rangel foi emprestado ao Atlético-GO para ganhar rodagem, mas o Fluminense entendeu que precisaria ir ao mercado para contratar outro reserva para Fábio, em vez de “promover” Vitor Eudes. Por indicação do técnico Fernando Diniz, Felipe Alves, seu velho conhecido, foi contratado para exercer o cargo. Apesar de ter chegado para ser o reserva, o veterano goleiro ainda não possuía condições físicas de atuar na partida contra o Volta Redonda, estreia do Flu no Cariocão, que seria disputada com time alternativo visto que os titulares ainda estavam de férias após o Cariocão. Assim, Vitor Eudes esteve em campo naquela partida e defendeu um pênalti, o que o chancelou para seguir como titular. Ao todo, fez quatro jogos pelo Estadual, sendo três vitórias e um empate.

📲Fique por dentro de todos os conteúdos da Central e notícias exclusivas do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB no WHATSAPP 👉 https://whatsapp.com/channel/0029VaNhJJo77qVSjP2VWr33

Na sequência da temporada, Felipe Alves também pouco atuou. Foi titular em somente três oportunidades: o empate em 2×2 contra o Boavista, a vitória por 1×0 contra o Madureira e a derrota por 4×2 contra o Botafogo-RJ. Com a saída de Fernando Diniz, o veterano teve ainda menos espaço, deixando, inclusive de figurar o banco de reservas tricolor. Neste cenário, Vitor Eudes foi finalmente alçado ao posto de goleiro reserva, o que o credencia para atuar contra o Internacional.

A disputa

Felipe Alves, mesmo não sendo relacionado desde a saída de Diniz, segue no elenco tricolor, então é uma das opções para substituir Fábio. Gustavo Ramalho, que é goleiro titular da equipe sub-23 e teve uma partida de destaque no empate sem gols contra o Atlético Mineiro que garantiu a classificação do Flu às quartas de final do Brasileirão de Aspirantes, surge como outra opção para Mano Menezes. O favorito, no entanto, é mesmo Vitor Eudes, que pode chegar a sua segunda partida de Brasileirão na história.

Mostre que você entende de futebol e ganhe dinheiro de VERDADE na InPlay! 👉 https://bit.ly/CENTRALFLU

Números da carreira

Vitor Eudes deixou o Cruzeiro com apenas duas partidas disputadas na equipe profissional: foi titular na vitória por 3×0 sobre a Patrocinense no campeonato mineiro de 2020 e entrou aos 78′ do empate em 0x0 contra o Náutico, na 37ª rodada da Série B do mesmo ano.

Do Cruzeiro rumou ao Marítimo, de Portugal, onde acumulou 29 partidas na temporada 2021/2022, sendo 23 delas pela equipe sub 23 e 6 delas pela equipe B. Ao todo, foram 39 gols sofridos e um histórico de 11 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Na temporada 2022/2023, em que ele deixou a equipe na metade para assinar com o Flu, foram apenas 2 jogos, um pela equipe sub 23 e um pela equipe B, sendo duas derrotas e tendo sofrido 3 gols.

Pelo Tricolor, com pouco espaço em sua temporada de estreia, atuou somente na partida contra o Bahia pelo returno do Brasileirão, derrota por 1×0, onde Fernando Diniz optou por poupar a equipe titular devido a iminência da final da Libertadores. Já em 2024, pode chegar à sua quinta partida no ano: foi titular e pegou um pênalti no empate em 1×1 contra o Volta Redonda; falhou em um gol e deu uma assistência na vitória por 2×1 contra a Portuguesa; e não foi vazado nas vitórias por 1×0 sobre o Audax e 3×0 sobre o Nova Iguaçu.

Publicar comentário